Blog de Hospedagem de sites

Propagação Dns

Você já ouviu falar em propagação DNS? Ao realizar a migração de um site para outra empresa de hospedagem ou instalar cloudflare, é importante ficar atento às alterações de DNS e nameservers.

Muitas dúvidas podem surgir ao usuário, como:

* O que é esta tal propagação?
* Por que tenho que esperar?
* Quando devo realizar uma alteração de registro ou servidor DNS?
* O que acontece se eu alterar algum registro no momento errado?

“Chamamos de propagação DNS o tempo gasto para que ocorra a replicação de qualquer alteração de Servidor DNS ou registro de Zona DNS na Web.”

Em outras palavras, propagação DNS refere-se ao período de tempo em que os provedores de internet (ISP – Internet Service Providers) e servidores ao redor do mundo levam para atualizar seus caches com as novas informações DNS do determinado domínio.

Ao realizar qualquer alteração DNS, seja ela de registro ou nameserver, existe um intervalo de tempo até que este novo registro seja repercutido em toda a Web e os usuários passem a acessar o novo registro e não mais o antigo.

Já o tempo de propagação de uma alteração DNS é algo relativo. Alguns provedores de acesso à internet podem levar horas para identificar esta alteração e direcionar o usuário ao novo endereço. Muitas vezes ela já pode ter ocorrido em um determinado lugar do mundo, mas em algum outro lugar ainda não. Por conta disso, não existe um tempo estimado para que ocorra a propagação DNS geral desta alteração em todos os lugares do mundo.

TEMPO DE PROPAGAÇÃO DNS :


Existem diversas informações a respeito do tempo de propagação DNS. Algumas empresas de hospedagem de sites informam que o tempo de propagação é uma estimativa que pode levar de 2~24 horas, outras informam que a propagação pode levar de 2~72 horas, 24~48 horas. Estes são tempos estimados, e como estamos falando da internet, não há como definir um tempo padrão.

-----------------

últimos posts